Outubro Rosa

O Outubro Rosa é um movimento internacional que visa o estímulo à luta contra o câncer de mama. Na década de 90, nasceu esse movimento, para alertar população e, principalmente, as mulheres a respeito do câncer de mama e da importância de um diagnóstico precoce, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

O laço rosa, mundialmente conhecido como o símbolo da campanha, foi elaborado pela Fundação Susan G. Komen, em 1990, e distribuído pela primeira vez em uma corrida pela cura do câncer que aconteceu em Nova York. Além do laço rosa, o mês é marcado por outra simbologia, as cidades costumam iluminar os seus monumentos públicos com luz rosa e as empresas iluminam seus prédios para dar maior destaque ao mês de luta contra a doença. Um ato importante, pois representa a preocupação da população com essa doença tão séria.

No Brasil, o primeiro sinal de simpatia e iniciativa a respeito do outubro rosa aconteceu em 2002, quando o monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, também chamado de Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado de rosa. A partir dai, o movimento ganhou força e várias cidades brasileiras foram iluminadas como uma forma de chamar a atenção para a saúde.

O câncer de mama responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Especificamente no Brasil, esse percentual é um pouco mais elevado e chega a 28,1% (INCA )

• O CÂNCER DE MAMA

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres em todo o mundo, sendo raro em homens, mas não impossível. Normalmente a doença é diagnosticada em exames de rotina (toque na mama – autoexame) quando se percebe um nódulo na região dos seios. Porém, em alguns casos, não é possível sentir o nódulo, sendo necessário fazer exames de imagem.

O principal exame realizado para diagnóstico é a mamografia que deve ser feito em mulheres entre 40 e 69 anos de idade, regularmente com um acompanhamento médico.

Mesmo não sendo 100% eficaz, o autoexame é de extrema importância para um diagnóstico precoce, porém nem sempre os resultados obtidos são verídicos. Vale ressaltar que o autoexame, junto com exames periódicos, pode salvar vidas. Os nódulos pequenos podem não ser sentidos, o que pode causar falsa impressão de que está saudável.

Apesar de muitas vezes o câncer de mama não possuir causa específica, algumas medidas podem ser tomadas como prevenção. A principal forma de prevenir-se é ter uma alimentação saudável, balanceada e rica em alimentos de origem vegetal. É importante também evitar embutidos e o consumo excessivo de carne vermelha. Atividades físicas e hábitos saudáveis de vida, como não fumar nem ingerir bebida alcoólica, também ajudam a evitar a doença e a amamentação.

Não se esqueça! Qualquer um desses cuidados pode fazer toda a diferença e até salvar uma vida

REFERÊNCIAS:
http://www.inca.gov.br/outubro-rosa/outubro-rosa.asphttps://mundoeducacao.bol.uol.com.br/datas-comemorativas/outubro-rosa.htm
FONTE: Yanka Caldeira Lima Mattos
Compartilhe

Um pensamento em “Outubro Rosa”

  1. Informações preciosas a serem discutidas todoa os dias, pois infelizmente ainda existem mulheres e homens que não estão informados sobre os riscos e prevenções da doença.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *