Dia Nacional dos Surdos

No dia 26 de setembro comemorou-se o dia nacional dos Surdos. Essa data é comemorada com muita alegria pela comunidade Surda, a qual não foi escolhido aleatoriamente, uma vez que, o mês de setembro é especial para a comunidade surda, pois ao longo da história aconteceram vários eventos que refletiram de forma negativa e positiva na vida dos Surdos.

Do dia 06 a 11 de setembro de 1880, aconteceu o congresso de Milão onde um grupo de estudiosos se reuniu em um congresso que propiciaram consequências terríveis para a comunidade Surda com a proibição da língua de sinais em todo o planeta.

Nessa época ficou constatado que os surdos não possuíam nenhuma imperfeição fisiológica em relação ao aparelho fonador e emissão de voz, fato que constatou que os surdos não têm problemas para falar. Baseando-se nessa premissa, a comunidade científica da época determinou que a língua de sinais ou linguagem gestual como era conhecida, fossem definitivamente banidas das práticas educativas e sociais dos Surdos. Adotando-se o método da oralização, o qual prejudicou muito a vida educacional dos sujeitos Surdos, provocando assim um retrocesso na educação dos surdos ao passo que, nessa época já existia na França escola especializadas para surdos.

O dia internacional da língua de sinais é comemorado no dia 10 de setembro data essa que foi criada para manifestar, valorizar e mostrar o respeito alem de promover o reconhecimento das línguas de sinais em todos os países, contrapondo com o congresso de Milão que proibiu a língua de sinais por aproximadamente 100 anos.

Outra data comemorativa é o dia 26 de setembro que comemora o dia nacional do surdo, o dia da inauguração da primeira escola de Surdos no Brasil no ano de 1857. A escola conhecida  como: Instituto Nacional de Educação dos Surdos (INES), foi fundado por um professor chamado Hernest Heut, surdo trazido da França por Don Pedro II no ano de 1852. O principal objetivo desta data é refletir sobre os direitos e a inclusão das pessoas com deficiência auditiva na sociedade.

No último dia do mês no dia 30 de setembro é comemorado o dia internacional dos surdos, dia esse que é comemorado por surdos e ouvintes de todo mundo, que fazem parte da comunidade surda com o objetivo de relembrar as lutas ao longo do tempo pela a valorização da língua de sinais e a cultura que prevaleceram apesar de muitos percalços.

Hoje os surdos de todo o planeta comemoram pelas vitórias alcançadas pois conseguem ser alfabetizados em  um ambiente bilíngue sendo que sua língua natural é a sua primeira língua e a língua oral como sua segunda opção linguística.

A língua é a chave para o coração de um povo. Se perdermos a chave, perderemos o povo. Se guardarmos a chave em um lugar seguro, como um tesouro, abriremos as portas para riquezas incalculáveis, riquezas que jamais poderiam ser imaginadas do outro lado da porta.
Eva Engholm, 1995.

Professora Jakeline Soares
Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *