A Importância da Tecnologia para a Prática Docente

Você já parou para pensar sobre a importância da tecnologia na prática docente? Tecnologia é, cada qual no seu tempo histórico, tudo aquilo que é utilizado como recurso pedagógico no dia a dia do professor, não se trata apenas de meio digital (informática). Como exemplo de tecnologias, podemos citar o livro didático e o ábaco. Essa confusão entre tecnologias e tecnologias digitais é muito comum, principalmente para quem não é do ramo.

Quando falamos em tecnologia estamos nos referindo a todos os meios técnicos usados para tratar a informação e auxiliar na comunicação. Veja com essa definição expande a abrangência e a importância da tecnologia.

A tecnologia é uma “arma” poderosa à disposição do professor e, portanto, dever ser utilizada com fins pedagógicos. E o que significa isso? Significa que deve servir de ferramenta para que o professor contribua para o desenvolvimento das habilidades necessárias aos estudantes, em um mundo cada vez mais exigente.

Para tanto, professores e estudantes precisam estar em sincronismo temporal. É necessário que o professor seja capacitado e valorizado para que use com frequência os recursos tecnológicos que tem à sua disposição. Infelizmente, esse não é o cenário que vivenciamos na educação. Muitos professores não tem o domínio básico das ferramentas que utiliza.

É preciso dar sentido à ferramenta, mostrar a sua aplicabilidade, e isso requer conhecimento sobre a mesma e sobre a realidade que nos cerca.

Temos escolas do século XIX, professores do século XX e alunos do século XXI: há total ausência de sincronia de tempos no quesito educação. (Orlando Caliman, professor da UFES, em matéria publicada no jornal AG em 21/03/2014)

Nesse sentido, a educação precisa repensar seus métodos curriculares e preparar seus docentes para se apropriarem das novas tecnologias, explorarem os seus benefícios.  Usar novas tecnologias em currículos velhos, inadequados, dificilmente dará certo ou exigirá um esforço gigantesco dos docentes em tornar aplicável aquilo que já está superado, aquilo que não faz mais sentido para uma nova realidade.

O principal objetivo do processo de ensino-aprendizagem por meio da tecnologia é formar alunos mais ativos, de modo que o educador e a tecnologia se tornem mediadores desse processo, devendo estar unificados para que a aprendizagem se torne eficaz.

Não é tarefa fácil, mas também não é impossível.

 

Prof. Me Antônio Ricardo Freislebem
Compartilhe

2 pensamentos em “A Importância da Tecnologia para a Prática Docente”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *